A visão embaçada pode surgir após os olhos ficarem fixos em algo por muito tempo ou grande exposição ocular a telas. No entanto, dependendo das características, esse também pode ser o sinal para algo mais sério que possa estar ocorrendo com o seu corpo.
Se quer entender mais sobre esse quadro e com o que ele está relacionado, continue a leitura!
Doenças relacionadas a visão embaçada
A vista embaçada ou turva é uma resposta natural da região ocular, que tem como principal sintoma a dificuldade de enxergar tudo com nitidez, como se houvesse uma névoa branca em frente aos olhos.
Em alguns casos, esse quadro sai naturalmente após um bom descanso, já em outros ela pode persistir. A visão embaçada atrapalha a distinção de detalhes e pode ser muito perigoso na hora de realizar algumas atividades, como dirigir, por isso, é essencial buscar entender todo o contexto desse sintoma.
Conheça algumas doenças e diagnósticos que estão relacionados a visão embaçada:
Astigmatismo, hipermetropia e miopia
O astigmatismo, a hipermetropia e miopia são problemas de visão que podem ser
resolvidos com o uso de óculos ou até procedimentos a laser. Geralmente, quando não se tem o tratamento correto, os portadores desse quadro apresentam a visão embaçada, dores de cabeça, cansaço nos olhos e outros.
É ideal consultar com um oftalmologista e escolher a melhor armação para o uso, decidindo entre opções que mostrem a sua identidade e personalidade.
Ah, não esqueça de realizar a limpeza adequada da lente regularmente para continuar enxergando bem!
Catarata, descolamento da retina ou glaucoma
Outros diagnósticos ligados a visão embaçada são:
- catarata: perda na transparência da lente do olho, o cristalino, que quando não tratado pode levar a cegueira;
- descolamento da retina: esse é considerado um quadro grave, estando também associado a diabetes e quadros de miopia muito alta;
- glaucoma: problema que ocorre no nervo ocular e seus sintomas só são percebidos com a progressão da doença, podendo deixar o paciente cego.
Em todos esses quadros, a visão embaçada pode se fazer presente e não pode ser ignorada. Se sentiu algum desconforto mais prolongado e tem casos de alguma dessas doenças na sua família, procure um especialista imediatamente.
Leia mais sobre o glaucoma e saiba o que é, causas e tratamentos!
Diabetes e problemas de pressão
A diabetes tipo 1 e 2 costuma estar relacionada à visão, já que os danos nos vasos sanguíneos da doença nessa região podem deixar a vista comprometida e embaçada. Para evitar isso é ideal realizar o controle do açúcar no sangue, seguindo a indicação do médico.
Já a pressão alta ou baixa também podem apresentar a visão embaçada, que costuma aparecer com dores de cabeça, falta de ar e outros desconfortos físicos. Sendo assim, não vacile e procure um médico imediatamente, além de realizar exames periodicamente para cuidar da sua saúde.
Outras causas
- enxaqueca;
- sintoma inicial da conjuntivite;
- alto nível de ansiedade;
- longos períodos em frente a telas.
Para cuidar melhor da sua visão, faça exames regularmente e qualquer sinal de visão embaçada persistente procure um especialista. Venha saber os cuidados essenciais para manter a saúde ocular em dia!