O glaucoma é um tipo de doença ocular bastante comum que costuma trazer grandes dificuldades aos seus portadores. No entanto, quando bem tratada, ela pode ser convivida com mais facilidade e conforto.
Nos últimos dias, muitas dúvidas relacionadas à doença começaram a surgir, e por isso, a Ótica Mori preparou um artigo com informações importantes sobre esse dano ocular. Confira a seguir.
Conhecendo mais sobre o glaucoma
O glaucoma é uma condição ocular que ocasiona danos progressivos ao nervo óptico, estrutura responsável por transmitir informações visuais do olho para o cérebro. Essa condição é comumente associada ao aumento da pressão intraocular (PIO), o que pode levar à perda progressiva da visão e caso não seja tratado, à cegueira.
Geralmente, ele começa afetando a visão periférica (lateral), que em muitos casos pode passar despercebidos nas fases iniciais. Enquanto a doença avança, a visão central também passa a ser comprometida.
Fonte: Diário da Região
Causas do glaucoma
Essa é uma doença complexa que pode ser ocasionada por uma variedade de fatores. A seguir, conheça as principais causas e riscos associados ao desenvolvimento do glaucoma.
Drenagem ineficiente do humor aquoso
O humor aquoso é um líquido transparente responsável por preencher uma parte frontal do olho. Ele é continuamente produzido e drenado por meio de um sistema conhecido como malha trabecular. Essa drenagem quando é ineficiente, o líquido pode se acumular, aumentando a PIO. Esse aumento pode danificar o nervo óptico ao longo do tempo.
Outros fatores influenciam o desenvolvimento do glaucoma, como:
- genética: caso tenha parentes próximos como pais ou avôs, as chances de desenvolver a doença aumentam significativamente;
- medicamentos: o uso prolongado de alguns medicamentos, como corticóide pode aumentar o PIO em algumas pessoas, facilitando o aparecimento da doença;
- idade: pessoas com mais de 40 anos passam a ser mais suscetíveis ao glaucoma;
- condições médicas: algumas condições de saúde podem aumentar o risco da doença, como diabete, doenças cardíacas e hipertensão arterial;
Tipos de glaucoma e seus sintomas
Existem diferentes tipos de glaucoma, onde segundo a OMS, cerca de 2,4 milhões de novos casos anualmente ao redor do mundo. Conheça eles:
Glaucoma ângulo aberto
É o tipo mais comum, sendo associado à elevação da pressão intraocular e ocorre quando os canais do humor aquoso ficam obstruídos. Entre os seus sintomas estão a perda gradual da visão periférica, onde inicialmente a visão lateral é afetada, podendo muitas vezes passar despercebido até que a doença esteja em um estágio avançado.
À medida em que a doença vai progredindo, a perda da visão periférica pode resultar em visão em túnel, onde a pessoa enxerga somente o que tem no centro.
Ângulo fechado
Esse estágio de glaucoma ocorre quando o paciente apresenta ângulo estreito, com espaços entre a córnea e íris, levando a obstrução dos canais de drenagem, levando ao aumento de PIO.
Os sintomas incluem:
- dor severa no olho e ao redor;
- olho afetado ficará visivelmente vermelho;
- visão pode se tornar turva rapidamente;
- sistemas sistêmicos como náuseas e vômitos podem acompanhar a dor ocular.
Congênito
É uma forma rara, mais considerada uma das mais graves, que surge logo após o nascimento ou os primeiros anos de vida. É causado por uma malformação dos canais de drenagem, que eleva a pressão ocular.
Para identificar, é necessário observar alguns fatores, como:
- sensibilidade extrema à luz;
- olhos constantemente lacrimejando;
- espasmos frequentes das pálpebras.
Secundário
Esse glaucoma se desenvolve como resultado de outra condição médica, trauma ocular, inflamação, ou uso prolongado de certos medicamentos. Os seus sintomas costumam ser semelhantes ao glaucoma de ângulo aberto ou fechado, dependendo do aumento da pressão intraocular.
O glaucoma tem cura?
Infelizmente o glaucoma se enquadra no tipo de doença que não possui cura, independente do seu tipo ou forma de desenvolvimento. No entanto, existem tratamentos que quando bem realizados, conseguem retardar a evolução do quadro, fazendo com o que o paciente não corra risco de adquirir a cegueira.
Tratamentos
O tratamento dessa condição é bastante simples, envolvendo acompanhamento médico e o uso de colírios. Além disso, é recomendado também uma mudança de hábitos alimentares, já que esse fator também pode influenciar na pressão intraocular, como controle da diabetes e pressão alta.
Outras ações que cuidam dos olhos com esse quadro são:
- tratamento a laser;
- cirurgias;
- pílulas;
- remédios específicos receitados pelo oftalmologista.
4 dicas para prevenir a doença
Para que você não precise conviver com essa doença, existem algumas ações de prevenção que são extremamente positivas para a saúde dos seus olhos no geral. Confira as principais recomendações:
Faça exercícios
A saúde do corpo também afeta a pressão dos olhos, principalmente nos quadros de glaucoma. Faça exercícios regularmente que sejam apropriados para a sua rotina, sem precisar cometer excessos e manter o um equilíbrio saudável.
Proteja seus olhos
Um dos causadores do glaucoma são as lesões oculares graves, que podem acontecer quando a visão é exposta a alguma situação mais extrema, como luzes ou impactos. Por isso, proteja os seus olhos, usando óculos apropriados durante o manuseio de ferramentas elétricas ou até durante a prática de esportes com raquete de alta intensidade, como tênis e badminton.
Conheça o histórico da sua família
Uma das características do desenvolvimento do glaucoma são as características genéticas. Ou seja, se alguém da sua família possui esse quadro, é ideal que todos os seus parentes façam uma investigação para o diagnóstico.
Realize exames oftalmológicos regularmente e converse com o seu médico sobre o seu histórico familiar.
Mantenha a saúde dos olhos em dia
Assim que detectar alguma anormalidade com os seus olhos, fale com o médico especialista e faça exames sempre que possível. Quando o glaucoma é detectado nos estágios iniciais, é mais provável que o tratamento consiga deixar a convivência com a doença mais confortável.
Quer saber outras ações importantes para os seus olhos? Continue no blog da Ótica Mori e venha saber 6 cuidados essenciais para a saúde ocular!
Fontes utilizadas:
https://imo.com.br/glaucoma-causas-sintomas-e-tipos/
https://andreprincipe.com.br/glaucoma-causas-sintomas-tratamento
https://www.globalmedclinica.com.br/glaucoma-prevencao
https://bvsms.saude.gov.br/26-5-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma-5