A saúde ocular é preciosa para o nosso desempenho diário. Sem ela, um dos sentidos mais importantes do corpo humano, a visão, pode ficar comprometida.
Milhões de pessoas são afetadas por problemas oculares não diagnosticados. Por isso, entenderemos neste blog post os principais sintomas, doenças mais comuns e 6 cuidados essenciais para ter uma boa visão:
Qual a importância de cuidar da saúde ocular?
Segundo o artigo publicado pelo Governo Federal, um relatório produzido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em média 285 milhões de pessoas sofrem com alguma doença ocular. Entre os problemas oculares mais comuns, estão:
- miopia: também conhecida como “visão curta”, é a dificuldade de enxergar com clareza objetos e pessoas em uma distância longa. Somente o que está próximo é visto sem embaçamento;
- astigmatismo: nesse caso, a visão fica distorcida ou embaçada, podendo enxergar uma leve sombra, tanto perto quanto em uma distância considerável;
- hipermetropia: essa condição é o contrário da miopia. Nela, a nitidez para enxergar de longe é maior, enquanto os objetos e pessoas vistos de perto ficam embaçados;
- catarata: essa doença causa um escurecimento ou opacidade da lente natural dos olhos, quando isso acontece, a visão fica turva e embaçada tanto para perto ou longe, as cores ficam desbotadas, prejudicando tarefas diárias simples.
Por isso, a importância de cuidar da saúde ocular é tão evidente. Lembre-se de procurar um oftalmologista para auxiliar caso você tenha alguns dos sintomas citados acima.
Como cuidar da saúde ocular?
A saúde dos olhos é extremamente sensível. Ela é determinante para o nosso bem-estar no ambiente de trabalho, em tarefas rotineiras, atividades físicas e influencia até a saúde emocional.
Manter a saúde na região dos olhos auxilia na prevenção de doenças oculares, fadiga da visão e pode auxiliar na produtividade diária, seja em casa ou no trabalho. Por isso, conheça os 6 cuidados necessários com a saúde ocular que preparamos:
1 – Exames oculares regulares
As visitas ao oftalmologista são dúvidas comuns sobre a saúde ocular. Elas devem ser regulares e devem evitar ou tratar doenças comuns que podem surgir nos olhos. As consultas variam conforme a faixa etária, vejamos:
- crianças e adolescentes: a partir dos 6 anos até os 19 anos, é considerada a “idade escolar”, com isso, a visão pode ser forçada na leitura de livros e telas. É recomendado realizar consultas com oftalmologista a cada 2 anos;
- adultos (20 a 39 anos): período em que as pessoas sentem os primeiros sinais da necessidade de usar óculos de grau ou descanso. Porém, algumas continuam com a visão normal, o indicado é manter as consultas e exames regulares, geralmente anualmente;
- meia-idade e idosos (40 a 64 anos): é importante se atentar a qualquer sintoma relacionado aos olhos, por isso, recomendam-se exames anuais ou a cada seis meses;
- idosos (mais de 65 anos): a idade avançada aumenta as chances de doenças oculares, como a catarata, glaucoma e demais problemas relacionados à velhice.
Por isso, é imprescindível manter consultas regulares a cada seis meses, e se os sintomas forem aparecendo, é importante visitar o oftalmologista sempre que necessário.
2 – Proteção solar para os olhos
Os raios solares ultravioleta são prejudiciais para os olhos. Esse excesso de luz provoca diversas doenças e desconfortos, incluindo:
- catarata;
- degeneração macular;
- queimaduras na córnea;
- possibilidade de câncer ocular.
Então, para evitar essas doenças, o uso de óculos de sol é fundamental.
Os acessórios com boa procedência oferecem filtros que diminuem a intensidade dos raios solares e protegem os olhos dos raios UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B).
3 – Higiene ocular
A limpeza dos olhos é fundamental para manter a saúde, evitando infecções e doenças.
Ela deve ser realizada sempre com as mãos já lavadas com água e sabão. Somente após esse passo é que você pode seguir com a higiene ocular.
Você pode limpar as pálpebras (com os olhos fechados), utilizando lenços umedecidos sem álcool ou água e sabão neutro.
Além desse passo simples, a lavagem dos olhos abertos pode ser realizada com soro fisiológico estéril, uma solução segura e eficaz para a região.
4 – Ajuste a iluminação
O cansaço ocular também é provocado por luzes com brilho excessivo e cores mais frias, como as telas de computadores, celulares, televisores e até as lâmpadas fluorescentes brancas.
Saiba como ajustar a iluminação adequadamente:
- diminua o brilho dos seus dispositivos: opte por utilizar os seus eletrônicos no modo noturno ou leitura, onde as cores são menos prejudiciais, como por exemplo, o tom amarelado;
- utilize óculos para computador: eles possuem lentes antirreflexos e filtros que diminuem a fadiga ocular;
- aposte em luz suave: a luz natural é a mais indicada para a saúde dos olhos, porém, se você não dispõe dela o tempo todo, aposte em iluminações indiretas e temperaturas de cor mais quentes e suaves, como o tom amarelado de algumas lâmpadas.
5 – Monitore alterações na visão
Observe com cuidado qualquer alteração na sua visão, alguns sintomas podem indicar a necessidade do uso de óculos de grau ou mesmo um tratamento específico. Confira alguns dos sintomas mais populares:
- embaçamento;
- coceira;
- vermelhidão nos olhos;
- dores de cabeça;
- dores nos olhos;
- tontura ao forçar a visão.
Esses são alguns dos vários sintomas que servem de alerta para procurar o oftalmologista ou “oculista” para entender qual sua condição ou necessidade.
6 – Dieta saudável para os olhos
Você sabia que alguns alimentos ajudam a melhorar a saúde ocular? Fique por dentro dos principais alimentos e comece a se cuidar agora mesmo! Veja:
- água: por mais simples que pareça, manter o corpo hidratado auxilia na hidratação dos olhos e evita o ressecamento ocular, aumentando o bem-estar na área;
- vitamina A: os alimentos como a cenoura, espinafre e batata-doce possuem vitamina A e auxiliam na saúde da retina;
- vitamina C: frutas ácidas como kiwi, morango e laranja tem em seus nutrientes a vitamina C, capaz de diminuir os riscos de cataratas e auxiliam na saúde dos olhos em geral.
Enfim, quer saber mais sobre saúde dos olhos? Continue no Blog Ótica Mori!
Fontes:
https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/saude-ocular-cuidados-com-olhos-podem-evitar-a-perda-da-visao
7 dicas para manter a saúde ocular