Os problemas de visão atingem muitos brasileiros. Assim como tantas outras comorbidades, as doenças oculares podem atingir pessoas desde o nascimento ou então podem surgir durante a vida. E saber quais são os problemas de visão mais comuns pode ajudar você a identificá-los!
É importante saber também que muitos desses problemas podem ser tratados e corrigidos de maneira simples, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou demasiadamente invasivos.
A maneira mais comum para esses tratamentos é usar o óculos adequado. Por isso, preparamos esse artigo! Aqui você vai descobrir quais são os os problemas de visão mais comuns, as causas, tratamentos, entre outros.
Continue acompanhando e boa leitura!
Miopia
A miopia é um dos problemas que atinge muitos brasileiros e é conhecida como um erro de refração. Ou seja, a miopia é uma das doenças oculares que acontecem na córnea ou no cristalino do olho.
No caso da miopia, o erro refrativo causa certa dificuldade em enxergar objetos de longe. Portanto, a visão de pessoas com miopia é aquela que afeta a observação distante. Geralmente, a visão de perto das pessoas com miopia não é afetada.
Os sintomas apresentados por pessoas com miopia são dor de cabeça, perda gradual da qualidade de visão e o hábito de “apertar” os olhos para enxergar objetos distantes. Apesar de não ser a única explicação, a principal causa da miopia é genética.
Os tratamentos para miopia são o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Em alguns casos ainda é possível realizar cirurgia a laser para corrigir o problema.
Hipermetropia
A hipermetropia é outro erro refrativo. Porém, nesse caso, a visão de perto é a afetada. A hipermetropia, portanto, é o oposto da miopia.
Os primeiros sintomas apresentados por pessoas com hipermetropia são a dificuldade ao ler e ver objetos de perto, além do cansaço visual e das dores de cabeça. Para tratar do problema, a recomendação também é o uso de óculos ou lentes de contato, além da possibilidade de cirurgia.
Astigmatismo
Outro problema refrativo em nossa lista. O astigmatismo se caracteriza pela visão borrada, causada por uma má formação na córnea ou no cristalino que, ao invés de manterem seu formato natural, tornam-se ovalados.
Uma das características desse problema é que a visão borrada acontece a qualquer distância. As pessoas com astigmatismo, portanto, enxergam borrado tanto de longe quanto de perto.
Assim como a miopia, o astigmatismo também é um problema de visão hereditário. Mais uma vez, o tratamento é o uso de óculos ou lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia.
Catarata
Muito comum em pessoas idosas, a catarata é um problema de visão muito popular pois faz parte do nosso processo de envelhecimento. A catarata vai, aos poucos, diminuindo a capacidade de visão. Essa característica faz a doença ser conhecida como uma das principais causas da cegueira natural e reversível.
Além da perda gradual de visão, outro sinal de que uma pessoa está com catarata é a formação de uma “mancha” branca nos olhos. Para esse problema, o tratamento é a cirurgia.
Estrabismo
O estrabismo acontece quando os dois olhos não conseguem olhar para a mesma direção ao mesmo tempo. E o estrabismo pode surgir em qualquer momento da vida de alguma pessoa, não sendo uma condição hereditária como em outros problemas de visão.
É possível tornar-se estrábico por conta da diabetes, hipertensão e outros problemas de saúde. Mas o estrabismo é muito comum ainda na infância, e as causas não são muito claras. O que acontece com as crianças, portanto, é apenas o desalinhamento nos músculos oculares.
O principal sintoma do estrabismo é o desalinhamento dos olhos, o que pode ocasionar sonolência, dor de cabeça e nos olhos. O tratamento do estrabismo pode ser feito através de cirurgia e do uso de óculos ou lentes de contato.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença crônica. Nesse problema, o aumento da pressão intraocular danifica o nervo que liga o olho ao cérebro. Com isso, a visão fica comprometida.
Apesar de tudo, o glaucoma não apresenta sintomas nas fases iniciais. Então, quando os sintomas surgirem, quer dizer que a doença está em um nível avançado. O primeiro sinal que o glaucoma apresenta é a perda da visão periférica. Quanto mais a doença aumenta, mais o campo de visão fecha.
O tratamento para o glaucoma pode ser cirurgia ou o uso de colírios. Porém, como existem vários tipos de glaucoma, os tratamentos podem ser distintos. Procure um médico sempre que apresentar algum sintoma.
Presbiopia
A presbiopia é um erro refrativo que acontece pelo envelhecimento natural dos olhos. É comum dizer que a presbiopia deixa os olhos cansados, tornando difícil o ato de ler ou enxergar tanto de perto quanto de longe pois a pessoa não consegue focar no objeto em questão.
Por ser parte do nosso envelhecimento, esse problema de visão é muito comum em pessoas acima dos 40 anos. O tratamento para a presbiopia é a utilização dos famosos óculos de leitura.
Não esqueça do acompanhamento médico
Listamos os 7 principais problemas de visão e qual é o melhor jeito para tratá-los, porém você sempre deve procurar o acompanhamento médico ao sentir qualquer um dos sintomas. Manter a visão saudável é fundamental, portanto, não negligencie a sua saúde.
Além disso, é somente com o acompanhamento médico que você saberá exatamente qual problema de visão está enfrentando. O oftalmologista também é quem melhor sabe qual tipo de óculos você precisará utilizar, além do grau que o problema se encontra.
Então não tente comprar óculos de grau por conta própria, tampouco tente identificar você mesmo o tratamento que precisa ser feito.
Manter o estilo usando óculos nunca foi tão fácil!
Fazer o tratamento dos problemas de visão e ainda manter o estilo pode até parecer um sonho, mas é mais fácil do que parece! Aqui na Ótica Mori você encontra os óculos de sol das melhores grifes do mercado.
Confira os estilos de óculos de sol que oferecemos:
Viu só como são muitas as opções? Agora é só escolher o seu modelo favorito e pronto!