No mundo atual, é quase impossível passar um dia sem olhar para telas. Os computadores, smartphones e televisões fazem parte do cotidiano, tanto no trabalho quanto em momentos de lazer. Porém, o uso excessivo desses aparelhos traz vários efeitos para a saúde, inclusive para os olhos.
Se você já sentiu aquele cansaço na vista depois de um longo dia em frente ao computador, confira esse post do blog Ótica Mori e aprenda os principais cuidados com a visão. Boa leitura!
O impacto das telas na visão
Os aparelhos eletrônicos que mais usamos no dia a dia emitem luz azul, um tipo de luz que pode trazer danos para a saúde ocular, o ciclo do sono e outras questões no organismo.
Isso porque a exposição prolongada à luz azul pode causar alguns desconfortos, conhecidos como síndrome da visão de computador. Os sintomas mais comuns incluem:
- olhos secos;
- ardência;
- visão embaçada;
- dificuldade de foco;
- dor de cabeça;
- em alguns casos, dor no pescoço e nos ombros.
Esses sinais vêm do esforço constante que os olhos fazem para focar nas imagens digitais, sem ter as pausas necessárias para descansar. Outro efeito de olhar para telas por muito tempo é que a tendência é piscar menos, o que reduz a lubrificação natural dos olhos e pode causar sensação de areia, coceira e vermelhidão.
Como saber se seus olhos estão sendo prejudicados?
O corpo dá vários sinais de que os olhos precisam de descanso, e ignorar esses avisos pode trazer danos para a visão. Os principais sintomas de que os olhos podem estar sendo prejudicados pelo uso intenso de telas são:
- fadiga ocular;
- coceira, ardência ou queimação nos olhos;
- visão embaçada após longos períodos de uso de telas, principalmente em leituras ou trabalho;
- dificuldade para focar a visão em objetos distantes após um período usando celular ou computador;
- dor de cabeça frequente, principalmente na região da testa ou ao redor dos olhos
Esses sinais são sintomas comuns e que muitas vezes não são levados a sério. Mas se você sente esses sintomas com frequência, é hora de repensar seus hábitos e proteger sua visão.
Dicas para proteger sua visão no dia a dia
Felizmente, algumas adaptações simples podem ajudar. Basta adotar os cuidados com a visão na sua rotina de trabalho, leitura ou estudo, e assim é possível cuidar da saúde dos olhos sem precisar parar com o uso de telas.
- Faça pausas regulares; a regra 20-20-20 pode ser uma forma de incorporar esse hábito: a cada 20 minutos olhando para uma tela, olhe para algo a cerca de 6 metros de distância (20 pés), por 20 segundos.
- Tente se lembrar de piscar com mais frequência, mesmo de forma consciente, para manter os olhos lubrificados.
- Ajuste o brilho da tela sempre que possível, evitando usar no brilho máximo.
- Mantenha uma boa iluminação no ambiente, evitando contrastes extremos entre a tela e o entorno.
- Se passar várias horas na frente do computador é parte da sua rotina, busque usar óculos com filtro de luz azul para diminuir o cansaço visual.
Óculos com filtro de luz azul: aliados da visão moderna
Além das dicas que trouxemos aqui, fazer consultas regulares com o oftalmologista é fundamental para detectar qualquer problema de visão o mais cedo possível. Principalmente para quem já precisa usar óculos de grau, é essencial ter acompanhamento médico. Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor cuidado!
E quem deseja diminuir o desconforto visual com o uso de telas, os óculos com filtro de luz azul são uma ótima solução. Na Ótica Mori, você encontra opções com essa tecnologia que une os cuidados com os olhos e armações muito estilosas – tudo isso com 10% de desconto com o cupom BLOG10!
Continue no blog da Ótica Mori e leia mais sobre os benefícios dos óculos para descanso ocular!
Referências:
https://www.visaohospital.com.br/sindrome-da-visao-do-computador-voce-sabe-o-que-e/
https://www.drdaniloboscoli.com.br/blog/5-cuidados-com-a-visao-para-as-longas-exposicao-a-telas